sexta-feira, 20 de março de 2009

Marinha

A Marinha Portuguesa tem quatro meios operacionais dos quais são:

->Superfície;
->Sub-superfície;
->Aéreos;
->Anfíbios.


->Superfície
Os meios de superfície são constituídos por navios de diversas classes e tonelagem que vão desde as Fragatas da classe "Vasco da Gama", até às Lanchas de Fiscalização Ribeirinhas (LFR) da classe "Argos".


->Sub-superfície
Dentro dos meios de sub-superfície existem os mergulhadores ou submarinos.


->Mergolhadores:
As missões das Unidades de mergulhadores situam-se nos âmbitos das operações navais de guerra de minas, ofensivas, de inactivação de engenhos explosivos e das missões de interesse público, compreendendo as seguintes acções:
->Operações de minas.
->Reconhecimento táctico de costa e limpeza de obstáculos para desembarque de forças anfíbias. ->Operações ofensivas submarinas, no mar, na orla marítima, nos acessos fluviais e nas instalações portuárias.
->Inactivação de engenhos explosivos.
->Operações de salvação marítima, nomeadamente vistoria, reparação e recuperação de unidades navais.
->Operações de salvamento marítimo de socorro a náufragos.
->Colaborar na fiscalização das actividades ligadas ao leito do mar.
->Colaborar no estudo científico do meio aquático.




->Submarinos:
Desde 1913 que a Marinha opera com submersíveis e submarinos, de forma ininterrupta, como parte integrante do poder naval nacional; A Lei de Programação Militar (LPM) 1998-2003 prevê, no seu Programa de Manutenção da Capacidade Submarina, a aquisição de novos submarinos, com o objectivo de substituir os actuais submarinos da classe "Albacora" que estão no fim da sua vida operacional; O conceito operativo e o respectivo conceito tecnológico que enformam os requisitos operacionais do programa SS PO 2000, foram desenvolvidos com base na aquisição de uma componente submarina de três submarinos.
Contamos com a ajuda dos nossos dois submarinos o Delfim e o Barracuda.




->Aéreos
A componente aérea da Marinha é formada pela Esquadrilha de Helicópteros, que realiza missões de luta anti-submarina, luta anti-superficie e interdição de área.Desenvolve ainda missões de carácter secundário como transporte de carga e pessoal, reconhecimento e missões de busca e salvamento.Os helicópteros navais são considerados elementos orgânicos das fragatas classe "Vasco da Gama".



-Westland Super Navy Lynx MK95:


O "S Lynx MK 95", o helicóptero a que as revistas da especialidade chamam "as asas da Marinha", é o resultado de um projecto desenvolvido, a partir de 1967, conjuntamente pela Aerospatiale francesa e pela Westland britânica.A Aerospatiale fabrica cerca de 30% das peças dos "Lynx", que são montados em Yevil, na Grã-Bretanha, enquanto a Westland Helicopters tem igual participação no fabrico dos helicópteros franceses Puma e Gazelle.O primeiro protótipo do "Lynx", então conhecido por "Sea Lynx", voou em Maio de 1972, sendo resultante do desenvolvimento de um modelo equipado com esquis, que fôra apresentado pelo fabricante cerca de 2 anos antes.A Marinha Portuguesa é a sétima Marinha da NATO a equipar-se com helicópteros, "Lynx" e a décima primeira, no plano mundial, a possuir este aparelho, que detém o recorde mundial de velocidade para helicópteros, com 400.87 quilómetros por hora.





->Anfíbios
O conceito do poder Naval da Marinha tem que ser entendido, por um lado, como a afirmação de poder de combate com unidades no mar, e por outro através da capacidade de projecção de Força militar com elevado potencial de combate em terra, constituindo os meios anfíbios a garantia da mobilização de Forças a bordo de Navios do mar para terra.Os Fuzileiros (Forças Especiais da Marinha) constituem a Força de Desembarque e combate em terra, assumindo-se os meios anfíbios como um meio essencial de projecção de poder de combate, bem como de apoio logístico no Teatro de Operações, dada a sua dual capacidade de operar ora em terra ora no mar.



->Missão:
Ao Corpo de Fuzileiros incumbe promover o aprontamento, o apoio logístico e administrativo das forças, unidades e meios operacionais que lhe estejam atribuídos e assegurar as acções de formação de pessoal que lhe sejam cometidas integrando duas grandes Unidades, a Escola de Fuzileiros e a Base de Fuzileiros, e sete Unidades Operacionais: o Batalhão de Fuzileiros N.º1, o Batalhão de Fuzileiros N.º2, a Unidade de Meios de Desembarque, a Unidade de Polícia Naval, o Destacamento de Acções Especiais, a Companhia de Apoio de Fogos, e a Companhia de Apoio de Transportes Tácticos.As linhas orientadoras do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, preconizam a existência no Sistema de Forças Nacional de capacidade de projecção de poder.Uma Força-Tarefa de natureza anfíbia, caracterizada por grande flexibilidade, mobilidade, poder de combate, emprego do mar como bacia de manobra e com capacidadepara projectar poder em terra, com o objectivo de defender o interesse Nacional atinge aquele desiderato. Incumbe ao Comando do Corpo de Fuzileiros garantir o treino e o aprontamento da componente de projecção de poder em terra desta Força. O Corpo de Fuzileiros, fazendo parte da componente operacional da Marinha, tem também umimportante papel na execução de acções em apoio da política externa do Estado, nomeadamente de representação nacional e de demonstração de Força no estrangeiro.Como Corpo de Forças Especiais, são-lhe incumbidas missões específicas, que obrigam a uma prontidão operacional permanente, razão pela qual os Fuzileiros têm um treino técnico-militar bastante especializado e exigente, nomeadamente:· Participar em operações anfíbias, conjuntas e/ou combinadas, integrando Forças nacionais, multinacionais ou NATO, na defesa do Território Nacional ou dos interesses Portugueses no estrangeiro.




· Colaborar em tarefas decorrentes de protocolos de cooperação bi ou multilateral, nomeadamente com os países lusófonos, no âmbito da cooperação técnico-militar.

· Efectuar operações de assistência humanitária, protecção e/ou evacuação de cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, bem como de manutenção, imposição e consolidação da paz, de forma autónoma ou integrando outras forças.

· Colaborar em tarefas decorrentes do apoio a autoridades civis, mormente em situações de catástrofe, calamidade ou acidentes graves.

· Efectuar ou colaborar em operações de combate ao tráfico de droga, pirataria marítima, contra terrorismo e crime organizado.

· Colaborar com Forças dos outros ramos das Forças Armadas e Forças de Segurança.


-> hino dos fuzileiros (anfíbios) :http://fuzileiros.marinha.pt/CFuzileiros/Site/PT/Comando+Corpo+Fuzileiros/HinosMarchas/hinos/hinoFuzileiros.htm



Adaptado, da página oficial da Marinha:


->www.marinha.pt/marinha/pt

12 comentários:

  1. Martim:
    Já li todo o teu post.
    Fizeste um trabalho muito bom, que denota uma consulta muito profunda do tema que escolheste.
    Isso só te faz bem. Habituas-te a querer saber sempre mais e adquires conhecimentos, muito além do que aprendes na escola.
    Está nota 5.
    Parabéns pelo trbalho.
    Beijinhos da
    Tia Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. General :)

    Passei, só para te dizer que gostei (muito!).
    Noite feliz :)
    Beijo doce

    Mãe

    ResponderEliminar
  3. Martim:

    tens as horas ao contrário!

    Beijokinha :)

    Mãe (com relógio certinho!)

    ResponderEliminar
  4. Caro General, Martim, esteja atento á sua caixa de correio.

    Brigadeiro, Esilva

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria!
    Estás bem documentada...
    Parabéns e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  6. Olá meu AMOR :)

    Tenho um miminho para ti... vai á LUAS!
    Beijokinhas

    Mãe :)

    ResponderEliminar
  7. Meus cumprimentos ao seu post, onde prima pela qualidade da matéria editada, gostei, serei uma seguidora deste seu evento,
    com admiração,
    Efigênia Coutinho

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante seu post, e instrutivo.
    Legal sua opinião sobre a eutanasia no post que Ferreira deixou que eu colocasse no seu blog.
    COncordo com vc, e lastimo que nós humanos sejamos tão amarrados a vida desta forma a ponto de tanto sofrimento como vc teve com seu pai...
    Um grande beijo, CON

    ResponderEliminar
  9. Martim:
    A escola deve estar a acabar e já vais ter tempo para o blog.
    Que tal as notas?
    Dá noticias.
    Beijinhos para os manos e a mãe.

    ResponderEliminar
  10. Querido Martim:

    O meu amiguinho está a ficar um homenzinho!
    Espero que tenhas tido um dia muito feliz e desejo-te toda a felicidade do mundo.
    Nunca mais escreveste nada porquê?
    O teu blog estava a ir tão bem!
    Beijinhos da muito amiga
    Tia Maria

    ResponderEliminar